A história da Olho se confunde com a história da imigração.
Em meados de 1900 a Família Weege trouxe na mala várias receitas tradicionais germânicas, entre elas, a da linguiça, que futuramente seria chamada de Linguiça Blumenau. A família instalou-se em Pomerode, na época um distrito da cidade de Blumenau, e iniciou os negócios com um Armazém de Secos e Molhados. Ali começava a produção dos embutidos, incluindo a Linguiça, iguaria que conquistaria mesas ao redor de todo o Brasil.
A marca registrada da empresa data de 1934, atravessando décadas na cuidadosa fabricação artesanal de produtos de origem animal.
A família Weege instalou-se em Pomerode, na época um distrito de Blumenau, e deu início aos seus negócios com um Armazém de Secos e Molhados. Com o passar do tempo, expandiram suas atividades, montando um Laticínio, um Posto de Combustível e um Frigorífico, que recebeu o nome comercial de Olho. Foi ali que começaram a produção dos embutidos, incluindo a linguiça, uma iguaria que conquistaria mesas por todo o Brasil.
Turistas de diversas regiões que visitavam a área buscavam a famosa “Linguiça de Blumenau”, dando origem ao nome atual do produto, Linguiça Blumenau. Hoje, este é o carro-chefe da marca Olho, sendo o produto mais reconhecido, com uma produção mensal que chega a 360 mil unidades de linguiça.
A partir de 2024, a Linguiça Blumenau tornou-se um Produto com Indicação Geográfica (IG) reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Isso significa que a Linguiça Blumenau só poderá ser produzida com este nome em 16 cidades no Médio e Alto Vale do Itajaí. Além disso, a autêntica Linguiça Blumenau deve ser feita a partir de cortes específicos de carne suína e toucinho sem pele, temperada com sal, alho e pimenta, e submetida à defumação natural. É essencial que mantenha sua forma de “ferradura” e atenda a rigorosos padrões físico-químicos e de higiene.